Velocímetro → Meça a Velocidade de Sua Conexão

Criado por Croatian Josip em 1888, o primeiro só foi patenteado em 1802, por Otto Schulze. Inicialmente, esta ferramenta havia sido criada para medir a velocidade de carros, mas com o passar do tempo, ela foi adotada em outros meios.

velocímetro internet

Hoje, sua funcionalidade esta sintetizada em medir a velocidade instantânea de algo, ou seja, a velocidade em um determinado momento. E este é o caso das conexões com a internet.

A internet é um sistema mundial que conecta os computadores por uma rede e serve para compartilhar diversos tipos de informação e conteúdo.

  • Velocidade da Internet: Meça para poder saber qual é a sua potência.
  • Cabo: Deixa a velocidade de sua conexão bem mais rápida.
  • Limite de Dados: Após atingir um certo número, sua velocidade é diminuida.

Nosso país é um lugar que possui um grande número de pessoas conectadas a web, porém uma grande parcela deste grupo está insatisfeita com o funcionamento da conexão.

Os serviços de banda larga são criticados por muitas vezes interromperem o acesso à rede em momentos importantes ou pela velocidade muito baixa. A maioria das operadoras possui um serviço de qualidade, mas acidentes acontecem.

Conheça algumas das coisas que podem estar prejudicando sua internet.

A Velocidade Real da Sua Internet

1 byte equivale a 8 bites, ou seja, normalmente as empresas que te vendem uma conexão de 4 Mega não está oferecendo 4 Megabytes e sim Megabites.

Sua conexão provavelmente será somente um oitavo do valor imaginado. Esta normalmente é a principal causa de lentidão, da qual os usuários não desconfiam.

A Velocidade Alternada

Algumas empresas que oferecem o serviço de rede para residências normalmente usam a velocidade alternada, ou seja, eles variam o tráfego dependendo da hora do dia.

No momento em que mais conexões são feitas, a velocidade é menor do que quando poucas conexões são feitas. Esta técnica é vantajosa somente para a empresa que presta o serviço e não para quem o adquire.

A hora de escolher, fique atento ao contrato. Os downloads lentos programas usando o torrent ou as redes P2P pode prejudicar a velocidade da sua conexão.

O fato é que o seu computador, quando está executando este tipo de atividade, acaba enviando e recebendo dados ao mesmo tempo, o que prejudica seu funcionamento geral.

Normalmente, abrir programas simples ou até mesmo sites da web é um ato impossível.

Os Cabos

Se você utiliza uma conexão sem cabos, você provavelmente já percebeu que ela é mais lenta, quando comparada ao uso do cabo. Este fato se dá pela velocidade de transmissão das ondas pelo ar.

O fio permite que o computador aproveite o melhor do desemprenho da sua rede.

O Limite de Dados

Algumas operadoras especificam em seu contrato um limite de dados permitidos para o uso do cliente. Muitas vezes, não estamos atentos a estas regras.

internet o limite de dados

É interessante consultar a operadora para ver se a sua velocidade, ou a velocidade que você quer está dentro do pacote adquirido. Se você se sentiu lesado de alguma forma por suas limitações, confira as possíveis mudanças no seu plano.

Em Que Sites eu Posso Medir a Velocidade da Minha Conexão?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece que as operadoras tem o dever de fornecer em média oitenta por cento do valor de conexão contratado pelo usuário.

O mínimo a ser oferecido é de quarenta por cento. Caso você, cliente se sinta lesado por sua operadores, é só entrar em contato com a Anatel e fazer uma denúncia.

Para se certificar de que o serviço prestado está de acordo com as regras impostas e o valor que você paga é preciso realizar um teste. Confira a lista dos melhores testadores de conexão da internet.

  • http://testevelox.oi.com.br/
  • http://www.techtudo.com.br/velocimetro.html
  • http://www.minhaconexao.com.br/hosts/ctbc.php
  • http://www.testeavelocidade.net/2014/10/teste-copel.html
  • http://velocidade.algartelecom.com.br/
  • http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php
  • http://www.testepower.com.br/

Como Funciona o Teste de Velocidade da Internet?

Todos os testes de velocidade funcionam mais ou menos da mesma maneira. O site que você vai utilizar envia um arquivo para você e calcula a velocidade que o mesmo leva do servidor deles até o seu computador.

A média deste tempo é chamada de média de download, que é a velocidade média que o seu computador conectado na sua banda larga tem para baixar arquivos. A segunda parte do teste é basicamente o caminho inverso.

O site no qual você está realizando o teste pega este mesmo arquivo que foi enviado antes e o manda de volta para o servidor. Eles calculam a velocidade em que o arquivo volta do seu computador e chega ao sistema deles.

O tempo médio desta operação é chamado de média de upload, que é a velocidade média com a qual o seu computado conectado na sua banda larga tem para enviar arquivos.

Alguns sites mais completos, além destes dados, apresentam um gráfico de oscilação. O mesmo mostra as oscilações que a sua internet teve enquanto o teste era realizado.

É legal também levar em consideração a velocidade da internet quando a mesma está conectada pelo cabo ou pela rede wi-fi. Na segunda opção, pode ser que exista uma pequena diferença e a sua conexão fique mais lenta.

Como eu Posso Melhorar a Conexão da Minha Internet?

Dentre os vários males da modernidade está a pressa. Para aqueles que gostam das coisas velozes, uma internet lenta é praticamente tortura.

Uma tarefa que levaria segundos, demora minutos e os usuários ficam cada vez mais impacientes, culpando a tudo e a todos. Se você e identifica com esta situação, confira algumas dicas para melhorar sua conexão.

  1. Use aceleradores de navegação: aqueles que já possuem uma conexão efetiva mal notam os efeitos deste tipo de programa, mas quem sofre com a lentidão pode perceber uma grande melhora. A função deste tipo de ferramenta é detectar as possíveis mudanças no navegador e efetua-las melhorando assim a conexão.
  2. Mude seu HD: desfragmentar esta peça do seu computador faz com que ela execute os programas mais rápido. Consequentemente, a exigência do programa diminui e a internet melhora.
  3. Esvazie seu cachê: o cachê é a ferramenta do seu computador que recebe todos os arquivos necessários para abrir uma determinada página da web. Ele armazena este conteúdo para quando você futuramente for entrar em algum site, ele não tenha que salvá-los de novo. Limpar estas coisas salvas pode melhorar a velocidade da sua internet.
  4. Baixe aplicativos de múltiplos servidores: este tipo de programa altera a velocidade de limite do download e faz com que a sua velocidade não a atinja, melhorando a conexão.

Entendendo um Pouco Mais Sobre a Sua Conexão

Estabelecer uma conexão com a internet, ainda que pareça algo fácil, é uma tarefa complexa e que passa por varias etapas.

Para que você possa acessar a web, o sinal precisa percorrer um caminho por diversos roteadores. Cada um destes roteadores recebe e envia informações, o conjunto forma uma rede de conteúdo.

Se em um roteador a quantidade de informações é muito grande elas tendem a demorar mais para ser passadas. Podemos usar como exemplo um cano.

Se você tenta passar milhares de litros de algo por um encanamento fino vai demorar mais do que se você escolher um cano mais grosso.

Isso influencia diretamente na velocidade da sua internet. Os dados que chegam não dependem somente da sua banda larga. É por isso que os sites abrem em tempos diferentes.

Outra coisa a ser levada em consideração é a conectividade do site o qual você quer acessar.

Não adianta a sua rede possuir uma grande disponibilidade para processar informações se o site em que você está entrando não tem a capacidade de envia-las.

Ainda relacionado à conexão com a rede, vamos entender um pouco mais sobre os provedores de acesso. Este serviço funciona de maneira que uma determinada empresa contrata um grande serviço de rede para vender a seus clientes.

Eles vendem planos com diferentes velocidades e normalmente a base de uso é maior que o valor contratado anteriormente. A expectativa é que os clientes consumam alternadamente, preservando assim a capacidade do serviço. Porém, existem as exceções.

Alguns clientes consomem com uma velocidade razoável todo o plano que lhe foi oferecido, atingindo o limite da empresa e consequentemente reduzindo a velocidade da conexão dos outros usuários.

Antes de contratar uma empresa se certifique de que as especificações contratuais são compatíveis com as suas necessidades.

Muitos vendedores, na ânsia de vender, utilizam diversos termos técnicos que confundem o consumidor e acaba fazendo com que eles errem na hora de escolher a melhor opção de internet.

Esclareça suas dúvidas antes de comprar qualquer tipo de produto e leia o contrato com atenção. Se você se sentir ludibriado ou até mesmo lesado, procure uma assistência legal.

Curiosidades Sobre a Rede

A internet é um universo muito curioso. Ainda que muitas pessoas tenham dúvidas sobre seu funcionamento, algumas informações são divertidas e muito interessantes de saber.

Com elas você pode entender melhor o processo de criação da rede e muitas das funções que são atualmente de uma maneira por causa de algo do passado.Há quinze anos a primeira webcam do mundo foi criada.

Sua única finalidade era observar uma máquina de café. O programa foi inicialmente batizado de xCoffe, mas ele rapidamente foi assimilado como xCam.

Quando o principal buscador online era o Yahoo, as páginas da web pesquisadas eram exibidas em ordem alfabética. Isto fez com que algumas empresas escolhessem nomes com a letra a para aparecerem melhor, como a Amazon e a Apple.

Yahoo, em português, significa alguém tolo ou estúpido. Os criadores da empresa a batizaram com este nome por que é assim que eles se consideravam. O antivírus Panda foi criado por um grupo de amigos O nome da marca estava relacionado com o número de pessoas relacionadas com o projeto.

Shawn Fanning, o criador da Napster, deu este nome para a empresa, pois é assim que ele era conhecido nos fóruns online que frequentava. A Napster foi pioneira nas redes P2P.

Em 1992 foi criado o Mosaic, o primeiro browser popular. Sobre sua constituição um programa chamado Spyglass foi criado e por ser um browser com alta estabilidade, foi adquirido pela Microsoft e posteriormente passou a ser chamado de Internet Explorer.

Antes do Google, o principal buscador de conteúdo se chamava Wandex. Em 1991 o formato mp3 foi criado, mas somente sete anos depois o Napster foi criado, o primeiro programa que trabalhava com rede P2P para compartilhar os arquivos.

Hoje em dia, de duzentos e cinquenta milhões de e-mails enviados, cerca de 80% é SPAM. A primeira versão deste tipo de e-mail foi mandada em 1977.

Cerca de 80% das fotos que circulam na internet são de mulheres nuas. Atualmente, aproximadamente 50% do tráfego online são destinados a conteúdo sexual.

Existem diversos domínios que são adquiridos por pessoas que querem deixar páginas na web totalmente em branco, sem nenhuma função. A inicial “WWW” não é mais necessária nos browsers, mas a grande maioria das pessoas ainda a escreve.

O MySpace foi a primeira rede social já criada. Dentre todos os usuários do Facebook, aproximadamente 60% são mulheres. Alguns códigos digitados na barra de direções do Firefox permitem que o usuário veja mensagens deixadas pelos criadores do programa. Teste “about:robots” e “about:mozilla”.

As quatro cores que formam a logomarca da Windows são as mesmas quatro cores utilizadas na logomarca do Google Chrome. Segundo um relatório emitido pela ONU, cerca de três bilhões de pessoas estão conectadas a internet.

Segundo a revista Forbes, um terço dos casais do mundo se conheceu pelas redes sociais. A melhor qualidade de conexão do mundo está na Coréia do Sul e a pior conexão do mundo está na Líbia.

A primeira imagem postada online foi de uma banda de rock. As Les Horrible Cernettes eram um grupo formado só por garotas que enviou uma foto após uma apresentação no ano de 1992.

Se você navega na internet por uma hora a média de calorias queimadas é 100.

Agora que você já sabe mais sobre a internet e sua conexão ficou muito mais fácil resolver eventuais problemas e analisar melhor que plano se adéqua às suas necessidades e ao seu bolso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.899 votes, average: 4,78 out of 5)
Loading...

18 Comments

Leave a Comment